BRASIL. Capítulo Brasileño de ALBA MOVIMIENTOS envía carta al Embajador de Guatemala pidiendo la libertad de Norma Sancir y los presos de Chiquimula


São Paulo, 19 de Setembro de 2014
Exmº Senhor
Sr. Julio Armando Martini Herrera
Embaixador da Guatemala no Brasil
Embaixada da Guatemala – Brasília – DF
Assunto: Pedido de Liberdade Imediata da Jornalista Norma Sancir, detida por agentes da Polícia Nacional Civil da Guatemala quando exercia seu oficio de cobertura jornalística.
Caro Embaixador
Os Movimentos Sociais Brasileiros, organizados na Articulación Continental de los Movimientos Sociales hacia el ALBA, vimos nos manifestar com a esperança de que V. Ex.ª possa pessoalmente intervir junto às autoridades guatemaltecas que representas, pelalibertação imediata da Jornalista Norma Sancir, que foi detida por agentes da Polícia Nacional Civil da Guatemala enquanto documentava a agressão policial aos camponeses que participavam da “Marcha Indígena, campesina e popular” no dia 18 de Setembro, em Chiquimula, no Oriente da Guatemala.
     Deter uma jornalista, em seu direito livre e legítimo de exercer seu oficio, é uma afronta à Liberdade de Imprensa, direito humano fundamental e reconhecido internacionalmente.
     Também temos informação de que outras quatro pessoas, manifestantes organizados no Movimento Social indígena “Nuevo Dia” foram detidos no mesmo momento. Esta detenção é considerada uma afronta ao direito à Livre Expressão e Manifestação.
      A “Declaração Universal dos Direitos Humanos” é um dentre os diversos Documentos Internacionais que citam a Liberdade de Expressão e de Imprensa como um Direito Humano fundamental. Neste sentido, repudiamos toda e qualquer ação que afronte estes direitos e não admitimos que prisões arbitrárias e ilegais sigam ocorrendo em nosso Continente e no mundo.
 Portanto, pedimos a V. Ex.ª que interceda junto às autoridades guatemaltecas para que Norma Sancir e os quatro manifestantes detidos sejam libertados imediatamente.
  Aguardamos sua resposta.
 Atenciosamente
Secretaria Operativa Brasil
Articulação dos Movimentos Sociais da ALBA
Correio eletrônico: secretaria@albamovimientos.org.br
Telefone: (11)2131-0870
This entry was posted in DeclaracionesNoticias. Bookmark the permalink.

No hay comentarios:

Publicar un comentario